top of page
2_edited_edited.jpg

Sobre Mim

_RUI4866.JPG

A Dra. Maria Moreno é médica psiquiatra. Licenciou-se em Medicina na NOVA Medical School e especializou-se em Psiquiatria no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL), antigo Hospital Júlio de Matos – um nome que todos conhecem quando se fala de saúde mental em Portugal.

​

Concluiu com distinção o Mestrado em Psicofarmacologia no Neuroscience Education Institute e obteve formação em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental, Interpessoal e Centrada no Significado.


Ao longo da sua carreira, trabalhou em Psicogeriatria no CHPL, em Psiquiatria de Ligação no Hospital Fernando Fonseca e no Centro Hospitalar de Lisboa Central e Comportamentos adictivos e Patologia Dual no CRI – ET Setúbal.

​

Além da prática clínica, é autora de diversos capítulos de livros, posters e artigos científicos, dois dos quais premiados.
Desafia preconceitos e coloca a saúde mental onde deveria estar: no centro da discussão. E, abrindo espaço para uma conversa aberta sobre o tema, continua a assinar colunas sobre saúde mental em vários órgãos de comunicação social. 

 

Psiquiatra, mulher e mãe - tudo a tempo inteiro. Não necessariamente por esta ordem. Um desafio que vale a pena todos os dias. Jogar padel é algo de que não abdica. Já o fez quase diariamente mas, como em tudo, é preciso ir adaptando as actividades às obrigações diárias. Mas como diz sempre aos seus doentes, a lição a retirar é: é sempre possível arranjar tempo em qualquer horário de trabalho. Adora viajar e aproveita todos os bocadinhos e desculpas. Nas férias, o padel abranda, mas durante o período de trabalho nunca.

NA MINHA REALIDADE, PSIQUIATRA, PSICÓLOGO E NEUROPSICÓLOGO TRABALHAM EM CONJUNTO. EM EQUIPA, DECIDEM QUAL A MELHOR ABORDAGEM PARA CADA CASO. O PSIQUIATRA DÁ A BASE, O NEUROPSICÓLOGO AJUDA A ESCLARECER PONTAS SOLTAS E O PSICÓLOGO DÁ O SENTIDO.

MARIA MORENO, Médica Psiquiatra

bottom of page